O que é Avaliação Institucional
Em 2004, por meio da Lei n. 10.861, foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, que tem por base a melhoria da qualidade e a importância das atividades de cada instituição educacional (BRASIL, 2004).
A Avaliação Institucional (AI) é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:
A Avaliação Institucional nas Instituições mantidas pela FUPAC
A Avaliação Institucional nas Instituições de Educação Superior - IES, mantidas pela Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC -, é compreendida como um processo que possibilita a transformação dessas IES, evidenciando o seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.
O processo de avaliação institucional das IES que compõem a FUPAC tem como lema “Conhecer para Melhorar” e fundamenta-se na avaliação qualitativa, utilizando também aspectos quantitativos, tendo por objetivo a construção de um processo de avaliação coletivo, flexível, transparente, negociado, consistente e principalmente confiável.
O modelo de Avaliação Institucional da FUPAC compreende dois momentos que se intercomplementam. O primeiro corresponde à avaliação docente por disciplina. É realizado em todos os semestres letivos e visa aprimorar o processo ensino/aprendizagem. Participam deste momento somente os discentes e docentes. O segundo trata da avaliação geral da Instituição em todas as dimensões propostas no projeto, de acordo com o SINAES. A Avaliação Institucional é aplicada no primeiro e no último ano do ciclo Avaliativo, de modo a possibilitar o diagnóstico da situação e os avanços alcançados no decorrer do processo. Neste momento participam os discentes, docentes e técnico-administrativos da Instituição.
Resultados da Avaliação Institucional
Cada Instituição da FUPAC possui uma Comissão Própria de Avaliação - CPA -responsável pela coordenação de todo o processo avaliativo da IES. Os resultados obtidos na AI são divulgados à comunidade acadêmica e servem de subsídios à elaboração do planejamento institucional, no qual estão contempladas as questões apontadas como potencialidades e fragilidades.